Em meio a inúmeras opções no mercado, escolher qual guitarra comprar pode ser uma tarefa complicada. E pode ser uma escolha ainda mais confusa caso seja a primeira vez que você se depara com tantas variedades e modelos de guitarras. É muito importante você ser orientado antes de comprá-la, pois pode acontecer de você comprar e depois ver que não era bem aquilo que você queria. Veremos a seguir algumas informações sobre os principais tipos de guitarras e suas partes, que certamente ajudarão a escolher a guitarra ideal para sua necessidade.

Tipos de corpo

Corpo sólido: Guitarras de corpo sólido são capazes de reproduzir ampla gama de sons. Este tipo de corpo é muito bem adaptado ao rock.

• Stratocaster: Versátil, é melhor para sons mais leves.
• Les Paul: Tem Humbuckers (captadores duplos) é boa pra tocar sons mais pesados como o Heavy Metal.
• Telecaster: Tem escudo e por isso tem mais sustain.

Corpo oco: É completamente oca por dentro, como um violão. Guitarras acústicas foram usadas em conjuntos de Jazz. Guitarras de corpo oco são mais propensas ao feedback.

Corpo semi-oco: Apresenta um bloco sólido de madeira que atravessa o centro do corpo, conseguindo aumento de sustain e redução de feedback, mantendo os tons de um modelo de corpo oco.

Madeiras

A madeira utilizada na construção da guitarra influencia muito na qualidade do som (timbre). Podemos destacar tais como:

• Mogno: É uma madeira de qualidade, especialmente o conhecido como “mogno hondurenho”.
• Ash: Utilizado para Stratocasters e Telecasters, esta madeira apresenta uma gama de ressonância muito inconstante.
• Walnut: Apresenta bom equilíbrio entre graves e agudos, além de não soar tão “abafado” como o mogno.
• Flamed Maple: É muito comum uma guitarra que apresente corpo em mogno, utilize tampo em flamed maple para adicionar agudos extras.

Feedback e Sustain

O feedback é, essencialmente, a presença de um loop de som quando a guitarra é amplificada, causando aumento da vibração das cordas. O som desta vibração então é ainda mais ampliado, dando continuidade ao ciclo e resultando num som distorcido.
O sustain depende de quanto o corpo e a madeira de sua guitarra podem ressoar o som. Normalmente, as guitarras de corpo sólido apresentam maior sustain, mas muitos pedais e amplificadores são construídos com a finalidade de aumentar este efeito.

Captadores

O captador é um imã envolvido com uma bobina de fio que recebe a vibração das cordas e os converte em sinal elétrico que pode ser amplificado como um som.

Pontes

A ponte é a peça que ancora as cordas e ajuda a transferir a sua vibração para o corpo da guitarra. Influencia em muitos aspectos com destaque para a afinação, confiabilidade da guitarra.

As cinco dicas para sua escolha

1. Saiba o que você quer tocar
Identificar o estilo musical que você quer tocar é uma informação importante para saber como escolher uma guitarra para iniciante.

2. Escolha qual o modelo da guitarra
Stratocaster, Les Paul, Flying V, Telecaster etc.

3. Confira o acabamento
Verifique pequenas batidas e problemas com a pintura.

4. Priorize o conforto
Escolha um modelo que seja confortável para você.

5. Visual também conta
Escolha um modelo que lhe agrade esteticamente.

Gostou da matéria, tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe para nós nos comentários. Para mais informações, acesse o nosso site ChinaSom.com.br , e tire suas dúvidas com um de nossos vendedores. Acompanhe nossas postagens, navegue por nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre instrumentos musicais. Até a próxima!